Tipos de colarinho e quando usá-los
Quando um homem escolhe uma camisa para comprar, em geral ele observa e presta atenção apenas na cor, tamanho e estampa da peça. Mas para você saber qual a melhor camisa usar em uma determinada ocasião, recomendo que seus olhos se voltem também para o colarinho, é nele que reside grande parte da formalidade da camisa. E pode parecer um detalhe, mas que faz toda diferença no look.
Pensando no assunto, criamos este post repleto de dicas valiosas sobre alguns modelos de colarinhos, para que saiba investir naquele que melhor supre as suas necessidades.
Colarinho Francês
De todos os tipos de colarinho de camisa, o francês é o mais popular. O seu corte é neutro e tradicional, equilibrado, ideal para aqueles que têm medo de cometer exageros. Se você abrir o seu armário, vai reparar que quase todas as suas camisas o têm. Qual é a razão de tanta popularidade? Ele é incrivelmente versátil. Combina com qualquer look e tipo de gravata. Sua força está em ser básico.
Colarinho Italiano
É constantemente associado aos visuais clássicos e formais. Você pode identificá-lo por ser mais curto e aberto do que o francês. E há um detalhe importante! Como a sua largura é ampla, caso você coloque uma gravata, é bom adotar um nó de gravata mais largo, como o Windsor, para preencher o espaço adequadamente.
Colarinho Americano
O colarinho americano ou “button-down” é constantemente indicado aos adeptos dos visuais mais esportivos, por ser o menos formal dos três. Funciona bem sem gravata. Mas, se você quiser optar por elas, ficam melhor quando usadas gravatas finas, com nó simples. Este modelo de colarinho é uma boa pedida para eventos casuais, principalmente aqueles que acontecem durante o verão.
Colarinho Inglês
Logo em seguida temos o colarinho inglês. Diferente dos primeiros modelos, este apresenta um design pontudo e comprido, além de uma aparência bem mais fechada. Este detalhe cria na compsição o efeito longilíneo, e por isso é mais indicado para homens de rosto redondos e deve ser evitado por homens muito altos e magros.
A vantagem de apostar nessa alternativa é que você pode descartar o uso da gravata, pois este colarinho sozinho já consegue agregar extrema elegância e sofisticação ao look.
Como escolher o colarinho pra você?
Depois de analisar os tipos de colarinho — e escolher aquele que melhor se encaixa com a ocasião —, vale a pena tomar outros cuidados na hora de comprar sua camisa. Esse é o caso do tamanho do modelo, que deverá ficar na medida certa: nem muito largo, nem apertado demais. Como fazer essa análise? Basta seguir o passo a passo abaixo.
-
Passo 1: experimente a camisa social;
-
Passo 2: coloque um dedo dentro do colarinho;
-
Passo 3: verifique se o dedo cabe de maneira confortável entre o pescoço e o tecido.
Seguindo essas dicas, fica fácil escolher um dos diversos tipos de colarinho de camisa e manter o visual alinhado em diversas ocasiões. Experimente!